O JUBRA – Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira é um evento científico, que congrega pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, profissionais, estudantes, jovens, gestores públicos e agentes comunitários para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude.  O evento potencializa as discussões e os intercâmbios e amplia a rede de cooperação entre pesquisadores em torno da temática da juventude a partir de diferentes disciplinas e campos do saber. Pretende-se que, a partir deste evento, se produzam, a curto, médio e longo prazos, impactos sobre a própria produção do conhecimento, assim como sobre as ações públicas e da sociedade civil no sentido da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens.

O I Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira – I JUBRA – cujo tema foi Perspectivas e Ações em Saúde, Educação e Cidadania, foi realizado em outubro de 2004, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. A iniciativa de realização partiu do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC). Contou com o apoio institucional do Comitê de Pesquisa Sociologia da Juventude da International Sociological Association (ISA), do Observatoire Jeunes et Societé da Universidade de Québec e do Comitê de Infância e Juventude da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES).

O II JUBRA, cujo tema foi Ecos na América Latina, foi realizado em novembro de 2006 e sediado na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – PUC-RS, sob a responsabilidade dos Programas de Pós-graduação em Psicologia da PUC-RS, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. O evento contou com as parcerias do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua da UFRGS (CEP-RUA), Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Teorias Contemporâneas da PUC-RS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência da UFRGS.

O III JUBRA, cujo tema foi Juventudes no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas, ocorreu em junho de 2008, em Goiânia (Goiás), na Universidade Católica de Goiás. O evento esteve a cargo da Universidade Católica de Goiás – UCG, Universidade Federal de Goiás – UFG, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Casa da Juventude Padre Burnier – CAJU, Fundação Aroeira e do NIPIAC/UFRJ.

Em 2010 foi a vez da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais a acolher o IV JUBRA que ocorreu entre os dias 16 e 18 de junho em Belo Horizonte (Minas Gerais).  A temática deste JUBRA foi Juventudes Contemporâneas – um mosaico de possibilidades.  O evento contou com a parceria da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, da Pró-reitoria de extensão da PUC-Minas, do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Regional de Psicologia – CRP 04, do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS.

O V JUBRA, cuja convocação foi Territórios interculturais da juventude, foi realizado em setembro de 2012 no Recife pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE por meio de seu Departamento de Psicologia, do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia.  Contou com a parceria do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPE e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE.   Contou também com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco – UPE, Secretaria Especial de Políticas para a Juventude da Prefeitura do Recife, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e do NIPIAC/UFRJ.

Todos os JUBRAs contaram com o patrocínio, dentre outros, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da CAPES/MEC, e das respectivas fundações estaduais de fomento à pesquisa nos respectivos estados onde ele ocorreu.